2013-03-03

Mau azeite

É do senso comum que a água e o azeite não se misturam. Já não será tanto desse senso explicar o porquê. Recorrendo à Química, ficamos a saber que as moléculas de água atraem-se umas às outras com mais intensidade do que atraem as moléculas do azeite (ou de outro óleo qualquer). A separação entre estas duas substâncias não ocorre por rejeição entre as moléculas de água e as do azeite. Aliás, as moléculas do azeite até se sentem bastante atraídas pelas da água. Mas só conseguem aproximar-se das que ficam na fronteira entre uma substância e a outra. Na aproximação que as moléculas da água fazem entre si, expulsam todas as moléculas do azeite para fora do seu grupo.
Por causa da densidade do azeite ser menor que a da água, o azeite tende a ficar por cima da água, apresentando duas fases distintas, como quaisquer dois bons líquidos imiscíveis. Este ficar por cima, nada tem a ver com o carácter de uma ou da outra substância. Apenas acontece com naturalidade, pela relação entre esta propriedade intrínseca de uma e de outra substância.
A natureza não faz distinção de modo subjectivo. Objectivamente, a massa da Terra atrai (e é atraída) com mais intensidade pelas substâncias cuja densidade é maior. Neste caso, atrai mais fortemente a água do que o azeite, deixando-o a flutuar sobre a água, que fica no fundo, mais próxima da Terra.
Por muito que o azeite quisesse, a água não admite misturas.

Sem comentários: